3 de outubro de 2009

Mensagem do Professor Nogueira 27/09/09

[O Professor Nogueira mandou esta mensagem  para o GT. Devido a importância que esta liderança acadêmica está tendo nos processos políticos da Reforma, com de acordo dele resolvi anexar no nosso blog, que tem acesso irrestrito. RJMoreira]

 

Assunto: [GTDUReforma] Alargando as bases de nossa tenda

 

Cumprimento o Prof. Roberto Moreira pela iniciativa de apresentar este criativo espaço de debates e a todos os colegas participantes deste GT Democracia Universitária. É um grande alento ver pessoas que pensam e vivenciam a Universidade mergulhados em busca de bases mais sólidas na continuidade de sua construção. Visão limitada e castradora seria se um único grupo fosse constituído, um único jeito de pensar a Reforma, por mais representativo que se considerasse.

O Conselho Universitário deu início consistente ao processo de Reforma do Estatuto no dia 30.06.2009. Após amplo debate, seu presidente encaminhou para votação proposta garantindo a abertura irrestrita pela constituição de grupos de trabalho da Reforma. O apoio unânime recebido significa que o Consu cumpre a sua responsabilidade indelegável de ser o fórum onde a Reforma do Estatuto iniciou e será concluído. Não cercear a criatividade, esta é a maior dimensão da deliberação do Consu. Assim, todas as propostas – incluindo aquela que for produzida pelo GT constituído pela Reitoria – irão ao Consu para consolidação e votação final. A Reitoria teve o mérito de agendar o início da Reforma no Consu já com propostas apresentadas à comunidade, o que facilita o início dos trabalhos.

Agora cumpre a todos nós tornar o debate o mais abrangente possível, unidos na diversidade, numa real univers(al)idade de pensamento. O momento é de se libertar das amarras, soltar a imaginação. Em minerês temos uma ótima tradução para brainstorm: “toró de parpite”. É hora das pessoas se unirem nos mais diversos times – na forma de GTs – e não temerem os “toró de parpite”. O regente da orquestra busca em cada instrumentista a excelência no que faz. Em algum momento, o regente dirá: sax um tom a menos, violino uma nota mais alta, agora é hora de tocarmos a mesma música. Para que esse regente, o Consu, tenha elementos suficientes na composição final, estamos com esta dádiva que é uma ótima oportunidade de trabalho pela frente.

Vejo com alegria surgirem discussões no GT da Reitoria, no GT Democracia Universitária e em outros GTs em formação. No dia 13 de outubro o Conselho Departamental do ICHS vai analisar proposta da Direção do Instituto, com 2 eixos simultâneos: participação no GT da Reitoria e criação do GT do ICHS na Reforma do Estatuto, constituído de 1 representante docente por departamento, 1 docente e 1 discente por curso e representantes dos técnicos.

Deus não abriu o mar vermelho prá depois mandar o povo caminhar. Primeiro, falou a Moisés que mandasse o povo marchar. Em movimento as coisas acontecem. Mãos no arado! Antonio Carlos Nogueira, DDAS/ICHS.


--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Você está inscrito no Grupo "GT DUReforma" nos Grupos do Google.
Para postar, envie um e-mail para gtdu-reformaestatuto@googlegroups.com
Para cancelar inscrição, envie um e-mail para
gtdu-reformaestatuto+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/gtdu-reformaestatuto?hl=pt-BR?hl=pt-BR
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---